Asimo – Sign Language
Categoria: Outros
País: Japão
Línguas: Japonês e Japanese Sign Language ( 日本手話 )
Site oficial: http://asimo.honda.com
ASIMO (Advanced Step in Mobility) é o nome dado ao robô desenvolvido pela gigante japonesa Honda. Equipado com sensores, o “mais avançado robô humanóide” – como anuncia o fabricante – realiza ações como andar (esquivando-se de obstáculos), correr, “falar”, subir escadas, carregar objetos, reconhecer comandos de voz, movimentos de mão e expressões faciais, etc (clique aqui para saber mais). “ASIMO representa anos de pesquisas em diferentes campos, como Matemática, Física – o estudo do movimento – e Anatomia – o estudo da estrutura do corpo humano -, apenas para citar alguns” (retirado do site oficial). Mas o que mais o aproxima das culturas e comunidades surdas é o fato de conseguir “se comunicar” em língua gestual: com movimentos de mãos, dedos e braços, o protótipo da Honda consegue (re)produzir conversas em sinais, como mostra o vídeo abaixo. Além do ASIMO, outros robôs, como o simpático NAO (saiba mais), produzido pela francesa Aldebaran Robotics, também são usados para o ensino e prática de língua de sinais ( clique aqui).
Fonte:Honda
Fonte:Honda
Hearing Aide – SADeaf
Categoria: Outros
País: Singapura
Línguas: Inglês e Signing Exact English (SEE2) / Singaporean Sign Language
Em parceria com a Singapore Association for the Deaf (SADeaf), o Grey Group Singapura desenvolveu há pouco um aplicativo que identifica alertas sonoros e os informa para quem não pode ouvi-los. Batizado de Hearing Aide, o app permite que pessoas surdas e com deficiência auditiva tenham acesso a sirenes, alarmes de incêndio, buzinas, latidos de cachorro, campainhas, choros de bebês, chaleiras a apitar, alarmes de automóveis, trovões, etc, por meio de vibrações e sinais visuais. Além daqueles já registrados no aplicativo, é possível gravar e registrar novos sons para que sejam também detectados quando presentes no ambiente sonoro. Para reforçar a importância de aplicações como o Hearing Aide, o anúncio abaixo relembra situações trágicas em que pessoas surdas perderam a vida por não terem ouvido instruções ou alarmes sonoros (como o incêndio na Republican School for Deaf Children, Russia, em que vinte e oito alunos surdos, acuados sob mesas de madeira, morreram por não terem ouvido as instruções do corpo de bombeiros local; as várias pessoas surdas que morreram em tsunamis e terremotos no Japão e as outras tantas vítimas de bombardeios aéreos por todo o mundo), ressaltando a imprescindibilidade dos recursos que tornem esses dispositivos de emergência acessíveis, por outras interfaces, ao público surdo.
Fonte: sadeaf
Fonte: sadeaf
Google Gesture
Categoria: Outros
País: Suécia
Línguas: Sueco e Svenskt teckenspråk – TSP (Língua de Sinais Sueca)
Há alguns meses, a notíca de um suposto protótipo da Google que traduz movimentos de mãos (e braços) em línguas orais ganhou destaque nas redes sociais, sobretudo entre surdos e ouvintes sinalizadores. O aplicativo, anunciado como um tradutor de língua de sinais – voz, analisa e reconhece (pelo uso de braceletes) a atividade muscular, transformando-a em fala. Por meio da eletromiografia (técnica usada para verificar a estrutura e as funções do sistema nervoso periférico, entre nervos, músculos e junções neuromusculares), identificam-se padrões, logo transformados em palavras audíveis, que permitem aos surdos comunicarem-se com aqueles que não conhecem as línguas gestuais. Porém, a propaganda do invento intitulado Google Gesture não anuncia um aplicativo real, mas foi criada por alunos da Berghs School of Communication (Estocolmo, Suécia) como produto de uma disciplina de marketing: ou seja, o serviço não existe, não tem qualquer ligação com o Google nem previsão para ser desenvolvido. O vídeo, que repercutiu em uma série de sites e blogs sobre surdez, foi o vencedor do prêmio Future Lions no Festival de Publicidade de Cannes.
Fonte: Google.com
Fonte: Google.com
Kinect – Língua de Sinais
Categoria: Outros
País: China / Estados Unidos
Línguas: Várias
Site oficial: http://research.microsoft.com
O Kinect, um sensor de movimentos utilizado em jogos do Xbox, em breve ganhará novos usos. Na China, pesquisadores da Microsoft Research vem desenvolvendo um software que reconhece movimentos de mãos (e corpo) e os traduz para a língua oral – dessa forma, por meio do Kinect, sinais são identificados e traduzidos para diferentes línguas orais e gestuais. O inverso se dá por meio de avatares: o aplicativo reconhece a palavra falada e a traduz para a língua gestual, por meio de um avatar mostrado na tela. “Em suma, o Kinect capta os gestos, enquanto um programa de aprendizado e reconhecimento de padrões ajuda a interpretar os significados. Sinais visuais são convertidos para tradução escrita e as palavras faladas são transformadas em sinais visuais precisos” (retirado de Código Fonte). A tecnologia, ainda em desenvolvimento, trará ganhos imensos para surdos e ouvintes, garantindo traduções (sinal-voz, voz-sinal) em tempo real que tornarão espaços e meios muito mais acessíveis para todos. Abaixo, vídeo demonstrativo.
Fonte: Microsoft
Fonte: Microsoft
Créditos:culturasurda.net byHugo Eiji.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário