Falando sobre surdez sem preconceito
Quantos de nós já ouvimos o termo “surdo-mudo” quando nos referimos a uma pessoa com deficiência auditiva. Este termo não é adequado porque, na maioria dos casos, o surdo pode falar. Isso só não ocorre quando, além da surdez, ele apresenta algum comprometimento motor ou neurológico que o impeça. Mas, para chegar a poder falar, o surdo depende de muita estimulação.É fundamental que logo que se saiba que o seu filho é surdo comece imediatamente uma estimulação de fala e linguagem para que essa criança possa se comunicar.
Existem várias filosofias para a educação dos surdos como a Oralista, Comunicação Total e Bilingüismo. A Filosofia Oralista visa o aprendizado da língua oral através da estimulação auditiva e da leitura labial, não é usado nenhum gesto pra facilitar este aprendizado. A Filosofia da Comunicação Total valoriza qualquer forma de comunicação, visando à comunicação e não o aprendizado da língua oral. Na Filosofia do Bilingüismo o surdo aprende duas línguas, a de sinais e a língua oficial de seu país. A língua de sinais, considerada a língua materna dos surdos, é a mais valorizada e a primeira a ser aprendida pela criança, por ser mais fácil e natural para o surdo, passando a ser a facilitadora do aprendizado da língua portuguesa, aprendida de maneira formal.
A aquisição da língua de sinais, LIBRAS, a segunda língua oficial de nosso país de acordo com a Lei 10436/02 de 2002, diminui o risco de atraso de linguagem. A criança que tem acesso as duas línguas aprende sobre as duas culturas, a dos ouvintes e a dos surdos.
O Trabalho com o surdo geralmente envolve uma equipe multidisciplinar como fonoaudiólogos e psicólogos. Esta criança quando chega na fase escolar pode ser encaminhada para escolas regulares ou especializadas. A legislação brasileira obriga que escolas regulares garantam ao aluno surdo, um intérprete em sala de aula de acordo com o Decreto 5.626/05 de 2005, o que, infelizmente, nem sempre ocorre.Maiores detalhes sobre a lei e o decreto mencionados acima poderão serem encontrados no site www.feneis.com.br.
Mais importante do que escolher a filosofia é o empenho da família. Sem isso o sucesso da aprendizagem e do desenvolvimento não chega de forma ampla. A estimulação do surdo não dever ficar apenas na responsabilidade dos terapeutas. É preciso abraçar a causa dos surdos para que eles tenham um melhor desenvolvimento e possam enfrentar os preconceitos de um simples gestos com as mãos.
 
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