A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria de Acessibilidade da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), em parceria com a Comunidade Surda de Caxias do Sul, iniciou na manhã desta sexta-feira (25.09), a 2ª Semana Municipal de Promoção da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Dia Municipal do Surdo, comemorado no dia 26. A Semana se estende até o dia 30, com diversas atividades.
A abertura, na Casa da Cultura, iniciou com a execução do Hino Nacional, interpretado em libras pelos alunos da Escola Especial Helen Keller.
O presidente da Sociedade dos Surdos de Caxias, André Luiz Klein, lembrou da evolução que a comunidade surda já obteve. “É muito emocionante estar aqui hoje. A Associação Surda de Caxias já evoluiu muito, mas temos a consciência que muito ainda há de ser feito. Continuamos trabalhando para isso”, destacou.
A titular da Coordenadoria de Acessibilidade, Rosa do Carmo Fonseca, deu as boas-vindas e convidou a comunidade a participar das diversas atividades programadas. “É uma grande alegria receber a todos neste momento em que promovemos a Língua Brasileira de Sinais. Hoje é um encontro de integração da comunidade surda e da não surda. Ao longo desta semana, até o dia 30, teremos vários eventos e a participação de todos é fundamental para continuarmos difundindo a língua”, disse.
O diretor-geral da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, José Barden da Rosa, falou do desejo de que a Língua Brasileira de Sinais seja uma língua universal. “Libras é algo maravilhoso, porque utilizamos o coração, o movimento corporal. Quem sabe um dia ela seja universal, e que possamos ensinar as crianças assim como as ensinamos o português. Dessa maneira, teremos uma sociedade mais justa, mais igual e mais feliz. Eventos como este nos fazem evoluir e nos engrandece”, finalizou.
Para o Prefeito Alceu Barbosa Velho, são momentos como este que trazem motivação para trabalhar cada vez mais. “Esta Semana é fruto de tudo o que fizemos no Município. Nós evoluímos bastante no que diz respeito a acessibilidade. Sabemos que ainda temos muito a fazer, mas é nosso papel, enquanto Poder Público, incentivar cada vez mais para que todos tenham acesso. Nunca é demais darmos visibilidade e nos dedicarmos à Língua Brasileira de Sinais. A Prefeitura está junto com todos vocês, para dar mais oportunidades, gerando menos desigualdades”, afirmou.
Após a abertura oficial, iniciou a mesa-redonda com Maria Cristina Ferrari, Ana Paula Barbosa e Rosane Krewer, com o tema Conquistas histórias da comunidade surda e a Comunicação na Atualidade.
Tradução e interpretação Libras/Português foram das Ludimila Várias e Nataniele Cunha.





 
Nenhum comentário:
Postar um comentário