Translate

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Dia internacional da conscientização do Autismo

Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria da Acessibilidade da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Autistas de Caxias do Sul (AMA) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), promoveu na tarde desta quinta-feira (02.04) a abertura oficial das atividades alusivas ao Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo, celebrado nesta quinta-feira (02.04). A apresentação de alunos do Mosaico Centro Dia marcou o início das atividades que reuniu mais de 130 pessoas.

Após a abertura, ocorreu uma troca de experiências entre as mães de autistas com representantes das entidades: Mosaico Centro Dia, Centro Dia Caxias, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, CAPS Aquarela e INSS.

Além disso, para marcar o Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo, a fachada do Centro Administrativo Municipal, o Monumento Nacional ao Imigrante e o chafariz da Praça Dante Alighieri receberam a iluminação e cor azul, símbolo do autismo.

No domingo, 12 de abril, ocorre a III Parada Tarde Azul, no Parque Getúlio Vargas – Macaquinhos, das 14h às 18h, com apresentações do músico Samuel Sodré, do grupo musical GAM e demais entidades, além de atividades recreativas da Secretaria do Esporte e Lazer, como o ônibus Brincalhão, camas elásticas e jogos gigantes. Em caso de chuva neste dia, o evento será transferido para o dia 19 de abril.

O autismo é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. Esta disfunção faz parte de um grupo de síndromes chamada Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD), também conhecida como Transtorno Invasivo do Desenvolvimento. 

Estavam presentes no ato, a primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, representando a Câmara de Vereadores, o vereador Henrique Silva,Tradutora Intérprete de Libras Nataniele Cunha e o diretor de Proteção Social da SSPPS, Luiz Carlos Cruz da Silva, o coordenador distrital, Jones Pedó, presidentes dos Conselhos Municipais, pais, autistas e a comunidade.





V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O Prefeito em Exercício, Antonio Feldmann, participou na manhã deste sábado (13.06) da V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no auditório do Bloco H da Universidade de Caxias do Sul. O ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas, também esteve presente apresentando dados nacionais, ações e projetos da área.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Silvestre Pedroso, ressaltou a importância da presença dos poderes públicos no evento. 

A Conferência, que ocorre desde sexta-feira (12.06), contou com a presença do presidente do Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência (CONADE), Flávio Henrique de Souza, e com a palestra de Jorge Amaro da FADERS, intitulada 'O Desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos'.

Neste sábado, as atividades iniciaram às 8h15min, com a mesa-redonda debatida em três eixos: Identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional; Órgãos gestores e de instâncias de participação social; Interação entre os poderes federados. Após, ocorreu a apresentação dos grupos de trabalho e a eleição dos delegados. A Conferência encerra às 17h com a entrega dos certificados aos participantes.

A V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é uma promoção da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com o apoio da Coordenadoria da Acessibilidade da Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social.
Tradução e interpretação de Libras feita por Nataniele Cunha.





Conferência Municipal de Educação que aprovou o documento final do Plano Municipal de Educação em Caxias do Sul.

Neste sábado (25.04.2015), na  Faculdade La Salle de Caxias do Sul ocorreu a
Conferência Municipal de Educação que aprovou o documento final do Plano Municipal de Educação
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED), participou no último sábado (25.04), da consulta pública Processo de Adequação do Plano Municipal de Educação ao Plano Nacional de Educação: Conferência Municipal de Educação – Refletir, Discutir e Decidir. A atividade, realizada na Faculdade La Salle, contou com a participação de, aproximadamente, 200 pessoas, entre delegados indicados pelas instituições de ensino e observadores inscritos.
A abertura oficial contou com a apresentação do Coro da Escola Estadual Ismael Chaves Barcelos, sob regência da soprano Siane Salvador. Na sequência, a coordenadora do Fórum Municipal de Educação Glaúcia Helena Gomes e o coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Paulo Périco, e a interprete de Libras Nataniele Cunha deram as boas-vindas aos presentes.
A primeira atividade foi marcada pela aprovação do regimento interno. Após, os participantes integraram uma das 10 plenárias temáticas, com o objetivo de discutir e aprofundar os temas propostos.
À tarde, a secretária da Educação, Marléa Ramos Alves, agradeceu a participação das entidades. “Recebam o meu agradecimento, em nome da administração municipal, pelo comprometimento de todos os envolvidos neste processo, que visa compor as metas e estratégias a serem cumpridas pela educação de Caxias do Sul até 2024. A educação plena só acontece com a participação de todos. Parabéns pelo envolvimento”, destacou.
Também à tarde, foi realizada a plenária final, com aprovação, por unanimidade, do documento final do Plano Municipal de Educação de Caxias do Sul. Findado este processo, o mesmo será encaminhado ao Executivo e, na sequência, ao Legislativo.











Acessibilidade ao Universo dos Deficientes



Respeitar as pessoas com deficiência física é reconhecer que essas pessoas possuem os mesmos direitos que qualquer um. Temos que ter uma série de cuidados para que elas não sejam excluídas do nosso convívio, e a acessibilidade é fundamental.

O Congresso já aprovou uma legislação que protege os deficientes, o Decreto nº 5.296/2004 que regulamenta as Leis 10.048/2000 e 10.098/2000. A primeira dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e a segunda estabelece normas e critérios para a promoção da acessibilidade delas. Mas na prática não costumamos ver isso

Você já ouviu falar da campanha #LegendaParaQuemNãoHouveMasSeEmociona?

É uma campanha de sensibilização em favor das pessoas com deficiência auditiva para terem o acesso aos filmes nacionais e peças teatrais por meio de comunicação como uma legenda. Com a aprovação dessa proposta, as distribuidoras de filmes e os organizadores de exibições de peças teatrais ficam obrigados a legendar as obras exibidas ou a oferecer interpretação do texto correspondente.
Esse ano a campanha será no dia 08/08/2015 em Gramado no Festival de Cinema..
Participe você também !!!


Aberta a 4ª Semana da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria da Acessibilidade da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), apoia o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPcD) na promoção da 4º Semana da Pessoa com Deficiência. A solenidade de abertura da programação ocorreu nesta sexta-feira (21/08), no térreo do Shopping San Pelegrino, com o 3º Desfile de Modas. A presidente da Fundação de Assistência Social, Marlês Andreazza, representou o Prefeito Alceu Barbosa Velho,juntamente com a intérprete de Libras Nataniele Cunha.

A 4ª Semana da Pessoa com Deficiência se estende até o dia 28 de agosto. Entre as atividades estão ainda apresentação de modalidades paralímpicas, ação da Multa Moral e cinema com áudiodescrição. Na quarta-feira (26) será lançada a Cartilha da Pessoa com Deficiência com a entrega do Selo ?Empresa Inclusiva? e na quinta-feira (27) acontece o III Fórum de Acessibilidade Universal.



Multa Moral conscientiza caxienses


A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiências (CMDPcDs), com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social - Coordenadoria de Acessibilidade, realiza a 4ª Semana das Pessoas com Deficiências de Caxias do Sul. Nesta segunda (24) houve o lançamento da Multa Moral, na Praça Dante Alighieri, com a presença dos secretários Roberto Louzada da Segurança Pública e Proteção Social e Zulmir Baroni Filho do Trânsito, Transportes e Mobilidade, do presidente da Câmara de Vereadores, Edson da Rosa, representantes da FAS, membros do Conselho juntamente com a tradutora intérprete Nataniele Cunha e convidados. No ato, foram entregues à comunidade material explicativo sobre como obter as credenciais de idoso e deficiente para o estacionamento rotativo, e quais os documentos necessários.

A multa moral é uma ação de sensibilização e conscientização da comunidade caxiense e segmento da Pessoa com Deficiência com a finalidade de garantir as vagas de estacionamento para as PcD’s e idosos previstas nos decretos municipais 15.880/2012 e 15.179/2011.




Lançada a Cartilha da Pessoa com Deficiência

Lançada a Cartilha da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria da Acessibilidade da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), com o apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS), lançou nesta quarta-feira (26/08) a Cartilha da Pessoa com Deficiência – Direitos, Serviços e Acessos. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo e contou com a presença do Prefeito Alceu Barbosa Velho, da primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, do secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Roberto Louzada, da titular da Coordenadoria da Acessibilidade, Rosa do Carmo Fonseca, as intérpretes Nataniele Cunha e Vânia  Rosa e demais integrantes da SSPPS, de secretários municipais, vereadores e representantes de entidades parceiras.

A titular da Coordenadoria da Acessibilidade, Rosa do Carmo Fonseca, apresentou a Cartilha da Pessoa com Deficiência e alguns trabalhos realizados pela Coordenadoria. “A Cartilha traz leis sobre o assunto, dados estatísticos, explicações sobre os tipos de deficiência (visual, física, auditiva, intelectual, entre outras), entidades de atendimento e seus endereços, datas importantes e informações sobre a Coordenadoria da Acessibilidade e sobre o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, disse.

O Prefeito agradeceu e parabenizou a todos que participaram da construção da Cartilha pelo empenho, dedicação, comprometimento e solidariedade. “Estamos avançando nessa questão mas tenho certeza que vamos avançar ainda mais, porque as pessoas com deficiência tem que ter um olhar especial, mas não discriminatório. Eles têm que ter uma participação igualitária na sociedade. Parabéns a todos vocês. Sem vocês não estaríamos vivendo esse momento e continuando na construção dessa nossa Caxias do Sul, da Fé, do Trabalho e da Acessibilidade”.

O lançamento da Cartilha faz parte da programação da 4º Semana da Pessoa com Deficiência, que ocorre até esta sexta-feira (28/08), em uma promoção do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPcD), com apoio da Coordenadoria da Acessibilidade e demais parceiros. Dentro da Semana, nesta quarta-feira (26) ainda acontece a entrega do Selo “Empresa Inclusiva” na Câmara de Vereadores e na quinta-feira (27), o III Fórum de Acessibilidade Universal.




Escolha das soberanas da Festa da Uva 2016 Caxias do Sul

As Tradutoras Intérpretes Nataniele Cunha, Vânia da Rosa e Thaise Albuquerque estiveram presentes  nos Pavilhões para a cobertura da escolha da rainha da Festa da Uva de 2016.
Logo mais postaremos fotos do evento que agitou a cidade de Caxias do Sul na noite de ontem.




Aberta a 2ª Semana Municipal de Promoção da Língua Brasileira de Sinais em Caxias do Sul.

Aberta a 2ª Semana Municipal de Promoção da Língua Brasileira de Sinais

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria de Acessibilidade da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), em parceria com a Comunidade Surda de Caxias do Sul, iniciou na manhã desta sexta-feira (25.09), a 2ª Semana Municipal de Promoção da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Dia Municipal do Surdo, comemorado no dia 26. A Semana se estende até o dia 30, com diversas atividades.

A abertura, na Casa da Cultura, iniciou com a execução do Hino Nacional, interpretado em libras pelos alunos da Escola Especial Helen Keller.

O presidente da Sociedade dos Surdos de Caxias, André Luiz Klein, lembrou da evolução que a comunidade surda já obteve. “É muito emocionante estar aqui hoje. A Associação Surda de Caxias já evoluiu muito, mas temos a consciência que muito ainda há de ser feito. Continuamos trabalhando para isso”, destacou.

A titular da Coordenadoria de Acessibilidade, Rosa do Carmo Fonseca, deu as boas-vindas e convidou a comunidade a participar das diversas atividades programadas. “É uma grande alegria receber a todos neste momento em que promovemos a Língua Brasileira de Sinais. Hoje é um encontro de integração da comunidade surda e da não surda. Ao longo desta semana, até o dia 30, teremos vários eventos e a participação de todos é fundamental para continuarmos difundindo a língua”, disse.

O diretor-geral da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, José Barden da Rosa, falou do desejo de que a Língua Brasileira de Sinais seja uma língua universal. “Libras é algo maravilhoso, porque utilizamos o coração, o movimento corporal. Quem sabe um dia ela seja universal, e que possamos ensinar as crianças assim como as ensinamos o português. Dessa maneira, teremos uma sociedade mais justa, mais igual e mais feliz. Eventos como este nos fazem evoluir e nos engrandece”, finalizou.

Para o Prefeito Alceu Barbosa Velho, são momentos como este que trazem motivação para trabalhar cada vez mais. “Esta Semana é fruto de tudo o que fizemos no Município. Nós evoluímos bastante no que diz respeito a acessibilidade. Sabemos que ainda temos muito a fazer, mas é nosso papel, enquanto Poder Público, incentivar cada vez mais para que todos tenham acesso. Nunca é demais darmos visibilidade e nos dedicarmos à Língua Brasileira de Sinais. A Prefeitura está junto com todos vocês, para dar mais oportunidades, gerando menos desigualdades”, afirmou.

Após a abertura oficial, iniciou a mesa-redonda com Maria Cristina Ferrari, Ana Paula Barbosa e Rosane Krewer, com o tema Conquistas histórias da comunidade surda e a Comunicação na Atualidade.
Tradução e interpretação Libras/Português  foram das Ludimila Várias e Nataniele Cunha.







II Semana Municipal e Promoção a Língua Brasileira de Sinais de Caxias do Sul.

Apresentação do teatro:
Os bonecos Molhados na Chuva.
Com interpretação e Tradução para o Libras.
Feita pelas intérpretes Ludimila e Nataniele Cunha.
Logo mais haverá um longa francês:
La Familie Belier..
Venha e participe! !!
 II Semana Municipal e Promoção a Língua Brasileira de Sinais.








Abertura oficial da 31ª Feira do Livro e 2º Entrelinhas - Festival Literário e Cultural de Caxias do Sul

No fim da tarde desta sexta-feira (02/10) ocorreu a abertura oficial da 31ª Feira do Livro e 2º Entrelinhas - Festival Literário e Cultural de Caxias do Sul, realizada no Palco Central da Praça Dante Alighieri. Também estavam presentes a primeira-dama e coordenadora de Comunicação da Prefeitura, Alexandra Baldisserotto, o Vice-Prefeito Antonio Feldmann, a secretária da Cultura, Rubia Frizzo, a diretora do Departamento do Livro e da Leitura e coordenadora da Feira do Livro, Daniela Ribeiro, o patrono e a homenageada da 31ª Feira do Livro, Uili Bergamin e Maria Helena Catan, respectivamente, o homenageado do 2º Entrelinhas, Samuel Sodré, as soberanas da Festa da Uva, Rainha Rafaelle Galioto Furlan e Princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso, o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Volnei Canônica, o deputado federal Mauro Pereira, a tradutora intérprete de libras Nataniele Cunha, além de secretários municipais, subprefeitos, vereadores e comunidade.


A Feira do Livro deste ano, que tem como tema "Quando as ideias se encontram", ocorre até o dia 18 de outubro, na Praça Dante Alighieri. Conta com a participação de livrarias e editoras de Caxias e de outros municípios. Entre o setor geral e o infantil, são 47 bancas que oferecem descontos de até 20% durante os 17 dias de evento. As bancas do setor geral abrem ao público das 12h às 20h, de segunda a sexta, domingos e feriado, e das 10h às 20h aos sábados. O setor infantil funciona diariamente das 10h às 20h.

A programação do Entrelinhas conta com diversas atrações literárias: mesas temáticas, bate-papos com escritores, palestras, oficinas, sessões de autógrafos, contação de histórias, dança, teatro, cinema e exposições. Na área de música contará com apresentações como o show da Orquestra Municipal de Sopros com a participação especial do artista Nei Lisboa (03/10), que ocorre no Largo da Estação Férrea, e o show do músico Renato Borghetti Quarteto (17/10), no Teatro Pedro Parenti, numa mescla de música clássica, gaúcha, MPB, além de samba e canto coral.

A 31ª Feira do Livro de Caxias do Sul e 2° Entrelinhas - Festival Literário e Cultural é uma promoção da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura - Departamento do Livro e da Leitura / Programa Permanente de Estímulo à Leitura / Sistema de Bibliotecas, e a Associação dos Livreiros Caxienses (ALCA).